Morar na Espanha ou Portugal? 5 dicas importantes para considerar

Morar na Espanha ou Portugal?


Hoje, vamos compartilhar nossa perspectiva e nosso ponto de vista sobre a diferença entre morar na Espanha ou Portugal. Quando tomamos a decisão de sair do país, a primeira etapa foi escolher o destino e iniciar os passos para o planejamento. Naquela época, tínhamos várias opções em mente, incluindo Irlanda, Austrália, Japão, Canadá, Portugal e Espanha. Embora tenha sido um processo complexo, conseguimos eliminar algumas opções com base no nosso perfil e no que estávamos buscando.

No final, nossa escolha se resumiu a Portugal e Espanha. Agora, gostaríamos de compartilhar alguns prós e contras conosco, lembrando que esta é apenas a nossa opinião e perspectiva, baseada em pesquisas e nas nossas características pessoais.

Burocracia

Por outro lado, a Espanha é um pouco mais complexa nesse aspecto. A entrada no país é mais burocrática, com diferentes requisitos de renda para cada tipo de visto. Isso exige traduções juramentadas, apostilamentos e uma série de procedimentos que podem dificultar a busca por informações precisas.

Uma diferença notável é a facilidade de entrada. Portugal se destaca por suas conexões históricas com o Brasil, o que simplifica bastante o processo de documentação. Há uma relação comercial de longa data entre os dois países, facilitando ainda mais.

Idioma

Outra consideração importante é o idioma. Em Portugal, o português é a língua oficial, muito semelhante ao nosso, o que facilita a adaptação. No entanto, também pode significar que não aprenderemos um novo idioma.

Na Espanha, a língua oficial é o espanhol, mas dependendo da região, pode-se deparar com o Valenciano, Catalão, Galego, entre outros. Isso significa que aprender um novo idioma é quase inevitável, o que pode ser positivo, já que aprender uma nova língua é enriquecedor.

Trabalho

A questão do trabalho é fundamental. Em Portugal, é mais fácil encontrar oportunidades de trabalho devido à língua. Falar o idioma local abre portas, especialmente em setores como hotelaria, restaurantes e serviços de atendimento ao público. Além disso, os acordos comerciais entre Brasil e Portugal oferecem mais possibilidades para tirar visto e trabalhar ou empreender.

A Espanha também tem suas oportunidades de trabalho e empreendimento, mas a burocracia é um obstáculo maior. Na Espanha existem diversos tipos de visto, desde empreendedor até residência sem trabalho. No entanto, cada visto requer comprovação de renda, o que pode ser desafiador.

Descubra o Caminho para uma nova vida na Espanha: eBook Residência Não Lucrativa Passo-a-Passo

Chega de gastar fortunas em consultorias! Nosso ebook Residência Não Lucrativa Passo-a-Passo exclusivo foi feito para você que:

  • Quer solicitar o Visto de Residência Não Lucrativa sem dores de cabeça.
  • Se sente perdido sem informações precisas e corretas.
  • Se recusa a pagar valores abusivos em consultorias e assessorias.
  • Não quer ter problemas com o governo espanhol.

Abrace sua independência agora! Invista no seu futuro, adquira o nosso eBook Residência Não Lucrativa Passo-a-Passo e conquiste sua residência com confiança e economia. Não perca tempo, comece sua jornada agora!

Dê o primeiro passo para a sua nova vida na Espanha | e-Book Residência não Lucrativa Passo-a-Passo 🇪🇸 👉 CLIQUE AQUI E COMECE A SUA JORNADA

Custo de Vida

Comparando o custo de vida entre os dois países, percebemos que é semelhante, principalmente em cidades de tamanho equivalente. O custo aumenta em grandes cidades. Estimando com um estilo de vida minimalista, nossos gastos mensais ficam em torno de mil e cem euros, cobrindo despesas básicas como água, luz, aluguel, supermercado, plano de saúde e transporte.

Segurança

Em termos de segurança, tanto Portugal quanto a Espanha são mais seguros do que o Brasil. Claro, existem pequenos furtos, como o famoso “pick pocket”, mas a violência é muito menor. Andar na rua, especialmente para as mulheres, é mais tranquilo em comparação ao Brasil. Inclusive, em diversas situações que você poderia considerar perigosas no Brasil, no continente europeu não representam um sinal de alerta

Conheça o Fala casal!

Caso você queira saber um pouco mais sobre a nossa opinião entre Portugal e Espanha, a gente também cria conteúdo no nosso Canal do Youtube, onde a gente fala um pouco sobre tudo relacionado a Espanha, ou seja, a vida na Espanha e como preparar toda a documentação para solicitar o visto para morar na Espanha, como preencher os formulários, dicas de viagem e muito mais!

Morar na Espanha ou Portugal?

Então, hoje compartilhamos nossa perspectiva sobre burocracia, trabalho, custo de vida e segurança. E adivinhem qual país escolhemos? Espanha! No final das contas, apesar de ser um pouco mais complicado toda a parte burocrática, a Espanha ainda teve um peso maior para nós, representando mais nossas características pessoais e nossas ambições de vida. Quer saber um pouco mais sobre o que fez a gente tomar essa decisão? No vídeo abaixo a gente conta um pouco sobre isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *